domingo, 12 de abril de 2009

Agora sim serão noticias expressas!


Esse final de semana, na varanda de um certo amigo meu, entre uma baforada e outro no cachimbo, conversamos sobre as notícias da semana. O assunto que mais nos chamou a atenção foi o protesto organizado, via Twitter, na Moldávia. Jovens de todo o país insatisfeitos com o resultado das eleições do parlamento, organizaram em questão de horas, através de um programa de mensagens instantâneas chamado Twitter, protestos contra o governo eleito, comunista, diga-se de passagem.
Tirando o objetivo da manifestação e ignorando opiniões politicas, o que mais nos impressionou é a facilidade com que tudo foi organizado. O Twitter, pelo pouco que sei, é um programa de mensagens instantâneas, só que parece uma espécie de miniblog, que pode ser acessado remotamente, em celulares, por exemplo. Isso permitiu a disseminação rápida de mensagens entre os insatisfeitos e a organização de um ato público.
Impressiona-me o fato de que a tecnologia, antes uma espécie de determinante de quem seria dominador e quem seria dominado, parece estar não invertendo o seu papel, mas em certos aspectos, rachando, ainda que involuntariamente, os lados mais inesperados da estrutura de uma certa ordem. Não imagino que o criador de tal programinha tenha vislumbrado um futuro tão politicamente ativo para sua invenção.
Fico agora a imaginar o que nós, cá deste lado do globo, faremos com esse novo artefato virtual. Usaremos como um frutífero dispersor de idéias, cultura e informação? Transformaremos num mero vomitador de propagandas indesejáveis?

Não sei.

5 comentários:

PseudoEu disse...

Arrisco um mecanismo que traz histórias sem fim, com os personagens mais reais que qualquer um possa imaginar.

PseudoEu disse...

Ainda assim, talvez seja apenas mais um abobalhador virtual em massa...

Danielle Magalhães disse...

Olá, Daniel. Como vai? Vi q comentou no meu blog. Obrigada :) Espero q goste e passe por lá mais vezes. Será sempre bem-vindo. Concordo qnd diz q a vida ocorre em ciclos...N sei se entendi do seu ponto de vista, mas penso sobre isso tb. Bom post seu. Até q ponto essa tecnologia toda ajuda eu tenho dúvidas. Percebe q qnto mais evoluímos, a tal falada "civilização tecnológica", mais inseridos estamos na "barbárie"...essa parece piorar. Q evolução é essa, n é mesmo? Retrógrada? De q adianta tudo isso? Abraços.

Curupira da cidade grande. disse...

Garotão. Fiz um Twitter na semana passada, nem sabia dessa notícia. Minha idéia é justamente essa, trazer o caos criativo à realidade. Imagine... Fazer malabarismo, pintar a calçada, brincar com as crianças e olhar para a pessoa ao lado e tudo sendo divulgado através de nosso boca-a-boca virtual.
Isso me encanta no Twitter embora a Globo já fez o dela e os bastidores estão lá a cada segundo com menos de 150 letras (bleh!)

Danielle Magalhães disse...

Tão bom agora q sei com quem to falando! hahahaha
Só pra dizer q seu blog já está no meu, em links recomendados! ;)
Beijos!